A colheita da soja no Brasil segue a todo vapor e este ano as estimativas apontam para novos recordes na produção da oleaginosa. Apesar das variações climáticas e um início de colheita mais lento, as expectativas dos produtores são positivas e os valores do mercado também seguem bem atrativos.
A consultoria Agroconsult projetou a colheita de soja do Brasil 2020/2021 em 132,4 milhões de toneladas. Em relação a 2020, a produção deve ser 7,3% maior, atingindo um novo recorde.
A área plantada no Brasil foi estimada pela consultoria em 38,4 milhões de hectares, 4% acima do observado no ciclo anterior. Também foi estimado que a produtividade média do País ficará em 57,4 sacas por hectare.
Embora o plantio da soja tenha atrasado este ano em função da estiagem, a partir de dezembro, com a volta das chuvas, as lavouras se recuperaram na maior parte do país e a produtividade da leguminosa deve ser elevada. Os preços estão bastante favoráveis no mercado internacional e a demanda continua alta, por isso os produtores continuam ampliando as áreas de plantio dessa commodity pelo país.
Safra de milho também terá novos recordes
Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o total de cereais, leguminosas e oleaginosas produzido no país este ano deve atingir 263,1 milhões de toneladas. A safra nacional de grãos para 2021 deve ficar 9 milhões de toneladas. acima da safra de 2020. Com crescimento de 3,5% em relação ao ano passado, que já havia sido recorde na série histórica da pesquisa que teve início na década de 70.
Um destaque especial vai para o milho que também continua em patamares elevados em relação aos anos anteriores, devendo chegar a 103,5 milhões de toneladas. Em relação a 2020, a produção de milho será 0,3% maior, com aumento de 3,4% na área a ser colhida.
Para chegar nas safras recordes, tudo começa pelo tratamento da semente antes de jogar na terra. Por isso a Cimisa oferece equipamentos completos que ajudam o produtor rural a preparar a semente e obter ótimos resultados em suas colheitas.